Eu adoro sushi. Para além de gostar de saborear também gosto de fazer. A primeira vez que fiz sushifoi num curso da Vaqueiro, a seguir assisti a uma aula no Peixe em Lisboa pela mão da Ana Lins e mais recentemente estive no restaurante Bonsai do Hotel Fontana, a convite do Sabor do Ano numworkshop.
O mote do workshop era sushi à portuguesa com o intuito de promover vários produtos, certificados como Sabor do Ano. O curso foi dirigido pela chef Paula Garção e executado por um sushimannepalês, muito simpático e que nos deixava com os olhos quase em bico com a facilidade com que trabalhava os rolinhos. Do plano do curso contava a elaboração de um menu com hossomakis de bacalhau fresco, urumakis de bacalhau fresco, neguiri de bacalhau fresco e ainda fizemos umCalifornia roll e uma experiência com chouriço, que se revelou bem saborosa. O nosso sushiman foi de uma extrema simpatia e sempre disponível para nos ajudar na tarefa difícil de enrolar o rolo. Como podem imaginar, os primeiros não ficaram perfeitos. Mas à medida que fomos fazendo, o progresso foi notório. Depois de confeccionarmos o menu, tivemos oportunidade de degustar o que fizemos. O bacalhau, produto menos usual no sushi, ficou muito bem. Para sobremesa foi-nos servido rabanada de tempura com doce de ameixa que estava uma delícia.
Esta experiência para além de ter sido muito agradável, de juntar um conjunto de bloggers muito bem dispostos e divertidos, foi para mim a possibilidade de conhecer a empresa que está por detrás da organização da Lisboa Restaurant Week. Em conversa com uma das responsáveis percebi que qualquer marca se pode candidatar para que os seus produtos sejam certificados através de provas cegas realizadas por consumidores finais. Outra coisa que me chamou a atenção é que muitos dos produtos com o selo Sabor do Ano, a grande maioria são de marcas nacionais. No final do workshopfoi-nos oferecido um cabaz com vários produtos certificados, alguns dos quais usei neste delicioso arroz.
Arroz de bacalhau com chouriço
Ingredientes:
250g de bacalhau desfiado demolhado
300g de arroz carolino
400g de tomate pelado
1 cebola picada
1 folha de louro
3 dentes de alho
1dl de azeite
1dl de vinho branco
1,15L de água quente
150g de chouriço corrente
1 colher de café de piripíri em pó
20g de salsa picada
sal e pimenta preta de moinho q.b.
1. Refogar a cebola, no azeite, com o alho e a folha de louro. Acrescentar o tomate e deixar cozinhar três a quatro minutos.
2. Acrescentar o vinho e deixar cozinhar até o vinho ter evaporado.
3. Acrescentar o arroz e ir juntando aos poucos a água quente. Temperar com sal, pimenta e o piripíri.
4. A meio da cozedura acrescentar o bacalhau desfiado.
5. Uns minutos antes de retirar o arroz do lume, acrescentar o chouriço cortado em rodelas finas.
6. Assim que o arroz estiver cozido retirar do lume e servir polvilhado com salsa picada.
O bacalhau seco desfiado, que usei depois de demolhar, o arroz, ochouriço, o vinho branco e o piripíri em pó, usados neste arroz, sãoprodutos Sabor do Ano. O bacalhau foi uma verdadeira surpresa. Raramente compro bacalhau seco desfiado porque a qualidade deixa muito a desejar, mas deste gostei. Penso que nunca tinha visto a marcaConstantinos. Estas iniciativas são muito boas, especialmente para nos darem a conhecer produtos que de outra maneira nos passariam despercebidos.
Este workshop visto pelos restantes bloggers convidados:
- Sushi (&) me;




Sem comentários:
Enviar um comentário